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Sinalética Perigo Movimento Rápido de uma Peça ao Operar uma Prensa – PR0414
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Os Compromissos da Extintores PVP
Fazemos tudo pela sua Satisfação e Segurança
Produtos Certificados
Todos os produtos que comercializamos possuem todas as certificações legalmente exigidas e cumprem todas as normas e leis em vigor.
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Perguntas Mais Frequentes
Está com alguma dúvida? Não se preocupe, nós preparamos as respostas às perguntas mais frequentes assim não necessita de esperar pela nossa resposta. Se, ainda assim, as dúvidas persistirem temos a nossa equipa de Apoio ao Cliente ansiosa por esclarece-las!
Extintores
Sinalética
Pack Alojamento Local
Encomendas & Envios
Sobre os Extintores
Tire todas as suas dúvidas sobre os extintores
Como Escolher o Tipo de Extintor?
Cada extintor é indicado para fogos em materiais diferentes. Como tal, para começar tem que verificar quais são os materias que vão estar presentes no local onde os extintores vão ser instalados.
Extintores Pó Químico ABC
Os extintores Abc são ideais para extinguir incêndios em madeiras, plásticos, papel, cartão, tecidos, petróleo, gasóleo, gasolina, éter, álcool, verniz, acetona, solventes, tintas, lubrificantes, massas lubrificantes, ceras, metano, gás natural, propano, butano, acetileno, etc.
Os extintores Abc são os mais comuns. São os que se vê em maior quantidade nas lojas e escritórios (que por norma também estão obrigados a ter um extintor co2 de 2kg).
Os extintores abc também são os extintores ideais para ter no seu carro ou trator.
Comercializamos extintores Abc com as seguintes capacidades: 1kg, 2kg, 6kg, 9kg, 25kg e 50kg.
Extintores ABF
Os extintores Abf são ideais para extinguir incêndios em óleos ou gorduras alimentares, madeiras, plásticos, papel, cartão, tecidos, petróleo, gasóleo, gasolina, éter, álcool, verniz, acetona, solventes, tintas, lubrificantes, massas lubrificantes, ceras , etc.
Se procura um extintor para ter em casa os extintores abf são a solução ideal. Caso prefira uma solução mais barata opte pelo extintor abc de 6kg, mas a diferença de preço compensa pois com os extintores abf conseguirá apagar melhor algum incêndio provocado por óleo alimentar. Para além disso o extintor abf não danifica os equipamentos electricos e é muito mais fácil de limpar que o extintor Abc.
Comercializamos extintores Abf com as seguintes capacidades: 6lt, 9lt
Extintores Co2
Este tipo de extintor é ideal para equipamentos eléctricos. Se tem muitos equipamentos eléctrico como computadores, servidores, etc deve optar por este tipo de extintores.
Este extintor tambem pode ser utilizado para fogos envolvendo liquidos: gasolina, óleo, gordura, alcool, solventes, etc. E gases: butano, propano, acetileno, etc.
Comercializamos extintores Co2 com as seguintes capacidades: 2kg, 5kg e 10kg.
Extintores Água + AFFF
Este é um dos tipo de extintor menos utilizados.
Este extintor encontra-se indicado unciamente para fogos do tipo A, ou seja, em objecos sólidos como madeira, papel, têxteis, etc.
Comercializamos extintores Água + AFFF com as seguintes capacidades: 6Lts, 9Lts e 50Lts.
Como Escolher a Capacidade do Extintor?
Quantos Extintores São Necessários?
O actual Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndios em Edifícios, publicado através da Portaria nº 1532/2008, de 29 de Dezembro, refere o seguinte, no seu artigo 163º:
1 – Todas as utilizações-tipo, com excepção da utilização-tipo I das 1ª e 2ª categorias de risco, sem prejuízo das especificações do presente regulamento para os locais de risco, devem ser equipados com extintores devidamente dimensionados e adequadamente distribuídos, em edifícios e nos recintos alojados em tendas ou em estruturas insufláveis, de forma que a distância a percorrer de qualquer saída de um local de risco para os caminhos de evacuação até ao extintor mais próximo não exceda os 15m.
- É legalmente obrigatório ter um extintor por cada 200m2
- É legalmente obrigatório ter um mínimo de 2 extintores por cada piso
Quem Está Obrigado a Ter Extintores?
Os Extintores Têm que Estar Homolgados?
A definição de homologação de extintores pode comportar duas vertentes:
- Por um lado, os extintores de incêndios são considerados recipientes sob pressão e, como tal, é aplicável o Decreto-Lei 211/99 de 14 de Junho, que estipula só poderem ser colocados no mercado e postos em serviço, os equipamentos que tenham aposta marcação CE (Artigo 5º, nº 1 e 2), indicativo de que os mesmos foram submetidos a um dos procedimentos de avaliação de conformidade previstos no Artigo 9º do mesmo diploma. No Artigo 11º são definidas as regras para a marcação CE e no Anexo V é definido o grafismo a utilizar. Os extintores devem ainda cumprir o disposto no Anexo I do referido Decreto-Lei.
- O extintor deverá também ser certificado segundo a norma EN 3. A Certificação do Produto assegura a sua conformidade com a norma ou especificação técnica que lhe é aplicável, assegurando que o mesmo foi produzido por um fabricante que dispõe de um sistema de controlo da produção adequado.
Como Instalar os Extintores Correctamente?
É Obrigatório Pendurar os Extintores na Parede?
- Suportes de parede próprios para os extintores;
- Suportes de Chão apropriados para extintores);
Qual é o Extintor Ideal para ter em Casa?
Condomínio: Todos os Prédios Têm de ter Extintores? O que é obrigatório?
Qual é o Extintor Ideal para ter no Carro?
Qual é o Extintor Ideal para um Trator?
O Decreto-Lei n.º 124/2006 no seu artigo 30º indica que os tratores com massa máxima inferior a 10.000Kg são obrigados a ter um extintor abc 6Kg e os tratores com com massa máxima superiores a 10.000Kg são obrigados a ter 2 extintores abc 6kg.
Manutenção de extintores - É necessário fazer?
A manutenção dos extintores é estabelecida pela Norma Portuguesa NP 4413, norma de cumprimento obrigatório desde 2009, decorrente da sua referência no Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (Portaria nº 1532/2008, de 29 de dezembro). Isto significa que desde 2009 a manutenção dos extintores tem de ser efetuada de acordo com os procedimentos definidos na referida norma nacional, questão que deve ser assegurada não só pelas empresas de manutenção responsáveis pela execução do serviço, mas também pelos próprios proprietários dos equipamentos.
A legislação define que os extintores abc e abf têm que ser esvaziados e recarregados de 5 em 5 anos. Já os extintores de Co2 têm que ser esvaziados e recarregados de 10 em 10 anos. No caso dos extintores de Co2 sempre que são recarregados a legislação obriga a que sejam sujeitos a uma prova hidráulica.
Qual a Periodicidade de Manutenção de Extintores?
Todos os extintores de incêndio, independentemente do agente extintor que utilizem, necessitam de ser submetidos a manutenções anuais e submetidos a carregamento a cada cinco anos (excepto os extintores que utilizem o dióxido de carbono como agente extintor).
Os extintores de dióxido de carbono (CO2) estão obrigados à realização de prova hidráulica de dez em dez anos e respectivo carregamento.
A manutenção anual dos extintores, o seu carregamento e provas hidráulicas apenas podem ser efetuados por entidades devidamente autorizadas para o efeito.
Encomendas e Envios
Reunimos aqui as duvidas mais comuns sobre a realização de encomendas e sobre os envios.
Como Posso Fazer uma Encomenda?
Fazer uma encomenda na Extintores Porto é muito simples!
Pode fazer a sua encomenda em menos de 5 minutos através da nossa loja online, recebendo notificações automáticas sobre o estado da mesma, incluindo sobre o seu envio.
Se preferir tambem pode efectuar a sua encomenda por e-mail ou por telefone indicando os produtos que pretende, as quantidades, os dados de facturação os dados de entrega e a forma de pagamento desejada.
Caso não saiba o que necessita entre e contacto connosco. Estamos aqui para ajudar!
Qual é o Prazo de Entrega?
Mais de 93% das nosas encomendas são entreegues no prazo de 1 a 3 dias úteis.
O prazo de entrega é composto por 2 componentes: O tempo que levamos a processar e a enviar a encomenda e o tempo que a transportadora leva desde que procede à recolha até que entrega a encomenda.
Prazo de Entrega = Tempo que levamos a processar a encomenda + Tempo de Transito da Transportadora
Tempo que levamos a processar a encomenda: Varia de produto para produto e encontra-se indicado na página de cada um.
Tempo de Transito da Transportadora: Varia de transportadora para transportadora e, durante o processo de encomenda, quando escolher a transportadora que deseja, o sistema vai apresentar esse prazo. Para Portugal Continental todas as transportadoras comprometem-se a fazer a entrega em 1 a 2 dias úteis apos o envio.
No caso de produtos apenas disponíveis por encomenda o prazo de entrega geralmente é de 3 a 7 dias úteis.
Os prazos apresentados são válidos salvo ruptura de stock ou outras causas que nos são alheias como escassez de materiais, constrangimentos nos transportes, crises sanitárias, greves, tumultos, etc.
Qual é o Preço dos Portes de Envio?
O preço dos portes de envio depende do peso total, da transportadora seleccionada e se é para Portugal Continental ou para as Ilhas.
A melhor forma de saber rápidamente qual o valor exacto dos portes de envio é simular a compra. Para tal basta adicionar os produtos que deseja ao carrinho de compras e o sistema vai-lhe aoresentar em poucos passos o valor exacto dos portes de envio.
Quais São as Formas de Pagamento Disponíveis?
Um dos nossos objectivos é simplificar-lhe a vida, como tal temos vários medios de pagamento disponíveis, tais como: referência multibanco, transferência bancária, cartão de débito, cartão de crédito, etc.
Tambem pode optar pelo envio à cobrança (contra-reembolso). Nesta modalidade apenas terá que realizar o pagamento quando receber a encomenda, pagando directamente à transportadora. A transportadora cobra uma taxa extra por este serviço.
Procuro um Produto que Não Está na Loja. Vocês Vendem?
Comercializamos vários produtos de segurança contra incêncio por encomenda. Por exemplo, comercializamos mais de 3.000 referências de sinalética que não se encontra toda disponível no site.
Caso procure um produto que não está disponível na loja como bocas de incêndio, carreteis, etc entre em contacto connosco.
Regra geral o prazo de entrega de produtos por encomenda, como os que não se encontram na loja online, têm um prazo de entega de cerca de 1 semana.
Posso ir Levantar a Encomenda para Não Pagar Portes?
Caso pretenda pode levantar a encomenda no nosso armazém central, em:
Zona Industrial de V. N. Poiares, Rua A, Nº 73
3350-052 V. N. Poiares
Antes de se deslocar ao nosso armazém deve entrar primeiro em contacto com a nossa equipa de apoio ao cliente para efrectuar a encomenda. Assim que a mesma estiver preparada para levantamento entraremos em contacto.
Quais São as Transportadoras com que a Extintores PVP Trabalha?
Trabalhamos com diferentes transportadoras tais como: DPD, CTT Expresso, Kargo, GLS, Via Directa, We Pick Up, etc.
Tenha em atenção que algumas transportadoras só estão disponíveis para certos códigos postais. Durante o processo de encomenda o sistema vai apresentar-lhe qual ou quais as transportadoras que estão disponíveis para o local de entrega tendo por base o código postal.
Sobre o Pack Alojamento Local
Conheça as respostas às dúvidas mais frequentes dos nossos clientes sobre os Packs de Alojamento Local
O Que é Que é Legalmente Obrigatório Ter num Alojamento Local?
No que respeita aos requisitos de segurança segundo o n.º 2 do Artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 128/2014 de 29 de agosto os estabelecimentos de alojamento local que tenham capacidade inferior a 10 utentes, devem possuir:
a) Extintor e manta de incêndio acessíveis aos utilizadores;
b) Equipamento de primeiros socorros acessível aos utilizadores;
c) Indicação do número nacional de emergência (112) em local visível aos utilizadores.
Com excepção dos registos AL na modalidade Moradia, todos os AL devem afixar a placa identificativa de alojamento local homologada na porta principal do estabelecimento.
Qual é a Legislação Aplicável ao Alojamento Local?
A atividade de Alojamento Local foi regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 128/2014. A maioria das obrigações legais ainda hoje em vigor, nomeadamente as que definem a obrigatoriedade de extintor, manta ignífuga, caixa de primeiros socorros e sinalética ainda decorrem deste Decreto-Lei.
Posteriormente foram efectuadas algumas alterações através da Lei n.º 62/2018,
Mais recentemente foram introduzidas alterações pela Portaria n.º 262/2020, principalmente relacionadas com as placas de alojamento local.
Alojamento Local dos Açores deve obedecer à portaria regional, que indica que todos os AL devem apresentar a placa identificativa.
Nota: Confirme sempre a legislação mais atual uma vez que pode haver algum desfasamento entre a publicação de alguma legislação e a atualização deste conteúdo.
O que São os Packs de Alojamento Local?
Para sua comodidade reunimos Todos os Equipamentos de Segurança Contra Incêndio Legalmente Obrigatórios para o Seu Alojamento Local reunido num único Pack.
Os Kits Alojamento local foram construidos segundo a legislação atualmente em vigor e estão organizados por tipologia. São válidos para Apartamentos e Moradias.
O Que é que Está Incluído nos Pack de Alojamento Local?
Os Kits Alojamento Local incluem todos os produtos legalmente obrigatórios, nomeadamente: extintor, manta ignífuga, caixa de primeiros socorros e a sinalética. Para mais informações veja a página do produto.
Comercializamos alguns extras aos Packs de Alojamento Local, nomeadamente: Placa AL, Suporte de Chão para Extintor, Sinalética de proibido Fumar.
Quais São as Diferenças Entre os Packs de Alojamento Local?
Os Kits Alojamento Local sofrem pequenos ajustes entre eles para corresponderem à área e capacidade do alojamento.
O Pack Alojamento T0/T1 incluí o mínimo exigido por lei para o alojamento local.
No Pack AL T2/T3 o extintor de pó químico abc de 2Kg do Kit AL para T0/T1 é substituído pelo extintor de pó químico abc de 6Kg de forma a compensar o tamanho do alojamento.
Já no Kit Alojamento Local para T4 ou superior o kit de primeiros socorros dos outros dos Packs AL é substituído por uma caixa de primeiros socorros maior (apropriada para 6 pessoas ou mais).
Que Pack de Alojamento Local Devo Escolher?
Independentemente da modalidade em que o alojamento local está registado (moradia, apartamento, quarto, etc) deverá optar pelo Pack Alojamento Local correspondente à tipologia do imóvel que se encontra registada.
No caso do alojamento tiver um quarto ou menos e for para 2 hospedes opte pelo Pack Alojamento Local T0/T1
É Obrigatório Pendurar os Extintores na Parede?
- Suportes de parede próprios para os extintores;
- Suportes de Chão apropriados para extintores);
Em que Situações é Legalmente Obrigatório Ter uma Placa AL?
De acordo com Lei n.º 62/2018, de 22 de agosto, que altera o regime de autorização de exploração dos estabelecimentos de alojamento local, procedendo à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 128/2014 de 29 de agosto, os estabelecimentos de alojamento local devem afixar uma placa informativa de acordo com artigo 18.º:
1 – Nos «hostels» é obrigatória a afixação, no exterior do edifício, junto à entrada principal, de uma placa identificativa.
2 – O Artigo 3º da Lei n.º 62/2018 e do Decreto-Lei n.º 128/2014 determina que é obrigatória a afixação, junto à entrada do estabelecimento, da Placa AL nas modalidades previstas nas seguintes alíneas do n.º 1 do artigo 3.º:
b) Apartamento;
c) Estabelecimentos de hospedagem;
d) Quartos
Ou seja, com excepção dos registos AL na modalidade Moradia, todos os AL devem afixar a placa identificativa de alojamento local homologada na porta principal do estabelecimento.
Tal é confirmado pelas alterações introduzidas pela Portaria n.º 262/2020, de 6 de novembro.
Nota: Alojamento Local dos Açores deve obedecer à portaria regional, que indica que todos os AL devem apresentar a placa identificativa.
Qual é o Tamanho Obrigatório da Placa AL?
A legislação prevê 2 tamanhos para as Placas de Alojamento Local: 10x10cm ou 20x20cm.
Placa AL 20×20: Este tamanho da Placa de Alojamento Local destina-se a ser utilizada no exterior de edifícios.
Requisitos Legais das Placa de Alojamento Local?
- Dimensão: 200mm x 200mm;
- Tipo de letra Arial, de cor azul escura, (pantone280);
- Aplicação à distância de 50mm da parede, através de parafusos de aço inox em cada centro e respetivas capas também em inox para colocação nas cabeças dos mesmos
- Dimensão: 100mm x 100mm;
- Tipo de letra Arial, de cor azul escura, (pantone280)
- Aplicação à distância de 10mm da parede, através de parafusos ou outro método de afixação adequado.
Sobre a Sinalética
Conheça as principais dúvidas sobre as placas de sinalização que a Extintores Porto vende
Sinalética - Que Tamanho Escolher
A legislação determina que o tamanho da sinalética deve ser escolhido em função da distância a que é necessário que ele seja vista e entendida. Existe uma fórmula mencionada no Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios e Nota Técnica n.º 11 da ANPC para o cálculo do tamanho que a placa de sinalização de segurança deve ter. Isto tornou com que fosse legalmente obrigatório respeitar esta formula e o tamanho da sinalética.
Sinalética - Tipos de Fixação
Tipo 2 – sinais de dupla face
Tipo 3 – sinais de dupla face
Tipo P – sinais panorâmicos
Sinalética - Como Escolher o Material
O material das placas de sinalização depende da finalidade do sinal.
Placas de sinalização de segurança que devem ser vistas caso haja fumo como de equipamentos de combate a incêndio, saidas de emergência e caminhos de evacuação devem ser em fotoluminescente.
As placas de sinalização fotoluminescentes mais utilizadas e estão divididas em 4 Formatos: Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 e Tipo 4 como descrito na coluna ao lado.
Já placas de sinalização informativas como o sinal wc, proibido fumar, etc podem ser em Pvc opaco ou em vinil autocolante.
Pode, ainda, optar por placas de sinalização em alumínio (0,8mm). Esta opção é mais utilizada para sinalética exterior ou por questões de design e estética.
Sinalética: Como Instalar
As placas de sinalização devem ser fixadas com cola ou com fita-cola de dupla face que vendemos separadamente.
A sinalética deve ser instaladas a uma determinada altura do chão:
A sinelética de nível superior deve ser afixada entre 2,1 e 3 metros de altura em relação ao chão. Por exemplo: sinalização de saida, sinal extintor, sinal central de incêndio, etc.
A sinalização de nível intermédio deve ser instalada a cerca de 1,50 m do chão. Por exemplo: a sinalética de agente extintor deve ser instalada logo por cima do extintor, a cerca de 1,50m de altura. Deste modo, em caso de corte de energia, ilumina o manípulo do extintor facilitando o seu manuseamento.
A sinalização de nível do solo deve ser instalada a uma altura máxima de 40cm. Por exemplo: a sinalização dos caminhos de evacuação.
O Que É Sinalética de Segurança?
Os Sinais de Segurança, segundo o Ministério do Trabalho, são uma sinalização que, referindo-se a um objecto, actividade ou situação específica, fornece uma indicação ou uma obrigação relacionada com a segurança ou saúde no trabalho.
A sinalização assume a forma de um painel ou sinal, uma cor, um sinal luminoso ou acústico, uma comunicação verbal ou um sinal gestual, conforme apropriado em cada caso.
Existem 12 tipos principais de sinais de segurança: Sinais de Emergência, Sinais de Incêndio, Sinais Panorâmicos, Sinais de Instuções de Segurança. Sinais de Perigo, Sinais de Proibição, Sinais de Obrigação, Sinais de Informação, Sinais ISO, Sinais Compostos, Fitas de Marcação e Plantas de Emergência.
Todos estes sinais “Devem ser cumpridos no local de trabalho“. No final, analisamos cada tipo separadamente.
A sinalização de segurança desempenha um papel vital na comunicação de informações de segurança. Podem minimizar o risco de um acidente num local de trabalho e são uma forma fácil e compreensível de transmitir a sua mensagem a todos.
No entanto, os empregadores devem fornecer informações aos empregados sobre o significado e os requisitos de todos os sinais utilizados no local de trabalho.
Antes de olharmos para os tipos de sinais um a um, vejamos como e onde eles devem ser colocados.
Para Que Serve a Sinalização de Segurança?
A sinalização de segurança serve para alertar os ocupantes de determinado local ou edifício, de uma menina rápida e perceptível, para objectos e/ou situações susceptíveis de provocar perigos, de ajuda a ultrapassar esses mesmos, ou de prestar informações relacionadas com a questão da segurança.
Os sinais de informação prestam aos utentes diversas informações úteis.
- Os principais sinais são de:
- Emergência
- Equipamentos de Combate a Incêndios
- Obrigação
- Proibição
- Advertência
- Informação
- Matérias Perigosas
- Cores:
- Vermelho: alarme e combate a incêndio
- Amarelo: aviso
- Azul: obrigação
- Verde: salvamento ou socorro
- Branco: proibição
- Formas Geométricas:
- Círculo: para sinais de obrigação e de proibição
- Triângulo: para sinais de perigo
- Quadrado ou Rectângulo: para sinais de emergência, indicação e adicionais.
Formas da Sinalética
A sinalização de segurança tem as seguintes formas:
- Os discos ou círculos são utilizados para proibições ou instruções.
- Os triângulos são utilizados para avisos.
- Os quadrados e rectângulos são utilizados para sinais de emergência e de informação.
O Que É Fotoluminescente?
A excitação do sistema de Sinalização Fotoluminescente de Segurança é pois um pré-requisito para a emissão da luminescência. Por outro lado, a intensidade luminosa emitida pela superfície fotoluminescente, depende da quantidade de energia que o produto conseguiu armazenar (função do tempo de excitação, do comprimento de onda e da frequência da radiação luminosa), ou seja, depende do tempo de exposição à luz ambiente e do tipo de luz utilizada na sua estimulação.
O Que São Sinais de Segurança Fotoluminescentes e Porque Devem Ser Fotoluminescentes?
Que Sinalética a Extintores Porto Vende?
A Sinalética Que a Extintores Porto Vende É Certificada?